Bitcoins e Litecoins - O que são

Bitcoin (BTC)
Qual a diferença do Bitcoin em relação às moedas reais?
Uma das principais características do Bitcoin é o alegado anonimato dos usuários. A moeda não existe de forma palpável, cada transação é somente um código alfanumérico trocado entre quem vende e compra algo. Como não há bancos ou governos centralizando as operações, elas são praticamente impossíveis de serem rastreadas. Alguns especialistas, contudo, afirmam que uma negociação de grande valor poderia ser identificada através da triangulação de informações.
Como o Bitcoin funciona?
Os Bitcoins funcionam com base em uma rede de dados ponto-a-ponto (P2P), onde cada computador que está conectado à rede funciona como cliente e servidor. De acordo com os grandes investidores, uma pequena parte do banco de dados que registra as transações realizadas em Bitcoins fica armazenada em cada computador que faz parte da rede. Dessa forma, não há um banco de dados central que registre todas as operações.
O banco de dados de transações é composto por uma série de blocos encadeados. Para formar cada bloco, que é criado por um número variável de transações de Bitcoins a cada 10 minutos, a rede depende do poder computacional das máquinas ligadas a ela. Por meio de um aplicativo, os computadores tentam “quebrar” chaves criptográficas. Depois de várias tentativas e erros, um novo bloco de transações é formado. Este processo é conhecido como mineração de Bitcoins.
Litecoin (LTC)
É uma criptomoeda sustentada por uma rede peer-to-peer e um projeto de software livre lançado sob a licença MIT. Inspirada e quase tecnicamente semelhante a Bitcoin (BTC). A criação e transferência de Litecoin está baseada num protocolo de criptografia de código aberto e não é gerida por uma autoridade central. Os desenvolvedores de Litecoin pretendem tentar melhorar Bitcoin e oferecem três diferenças fundamentais.
Em primeiro lugar, a rede Litecoin processa um bloco cada 2,5 minutos, em vez de cada 10 minutos.
Segundo, a rede Litecoin irá produzir 84 milhões de litecoins, o que representa quatro vezes mais unidades do que a rede Bitcoin.
Por último, Litecoin utiliza a função scrypt no seu algoritmo de provas de trabalho: uma função sequencial de memória rígida que foi pensada inicialmente por Colin Percival. Esta função tem como objetivo prevenir que a mineração em GPU, FPGA e ASIC tenha uma vantagem significativa sobre a mineração com CPU, embora atualmente a mineração em GPU é 10 vezes mais eficiente do que a mineração em CPU . Cada litecoin é subdividida em 100.000.000 unidades menores, definidas por oito casas decimais.


Em ambas moedas você precisará criar sua carteira virtual, onde irão ser depositados o seus ganhos e também onde serão efetuados os seus pagamentos caso deseje realizar alguma compra. Esse é o primeiro passo para quem quer começar.

Para criar sua carteira (Wallet) - Acesse aqui

Um comentário: